Um dos melhores video tutoriais de cortar isopor
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Alternativa para Fio de Níquel-Cromo
Conseguir Fio de Níquel-Cromo
Montar um Cortador de Isopor Caseiro
O transfomador não pôde ser encontrado em lojas de artigos elétricos e foi encomendado em uma oficina de enrolamento de transformadores para quem informei as seguintes características:
- Entrada: 220V e/ou 110V
- Saída: 30V com 12 amperes
Atenção: antes de soldá-lo ao Capacitor/DIMMER não esqueça que a tensão de entrada do transformador deve ser a mesma da tomada da sua casa.
Por fim, conecte a tomada de saída para o arco de corte.
Na extremidade inferior desta foi amarrado o fio de níquel-cromo (ou também conhecido por "arame resistivo") utilizado em aparelhos de restaurantes, da bitola n° 30 (ou o n° 26, um pouco mais expesso), encontrado nas lojas de artigos elétricos (em Brasília na elétrica Faiad, SCLS 110, bloco C, loja 15, Asa Sul, tel 61 244-3366) e vendido em metro. Adquira aproximadamente 1,3m para permitir o enlace nos terminais do arco.
O fio vermelho/preto (tanto faz a cor) visto na foto é um fio comum que margeia a borda do "H", fixado com tiras de fita isolante (fitas adesivas e braçadeiras de plástico também servem), e faz circular a energia conforme o esquema abaixo:
O fio preto que é visto apoiado sobre a barra vertical direita nada mais é do que uma extensão do fio vermelho (usei restos de fios que tinha guardado em casa) e deve ter comprimento suficiente para permitir o movimento do arco com liberdade, sugerindo-se a extensão de no mínimo 3m até a tomada de saída do transformador.
Um elástico esticador (tensor ou pedaço de câmara de ar) é fixado na extremidade superior do "H" para manter o filamento sempre esticado pois na medida em que este se aquece tende a "afrouxar".