segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Montar um Cortador de Isopor Caseiro

Cortador de Simples Montagem e Baixo Custo

Componentes elétricos:

1 - Transformador 220V com saída 30V e 12A

2 - Dimer e 1 capasitor

3 - 2 metros de fio níquel-cromo número 27 ou 28

Problemas em encontrar o fio de níquel-cromo?

>> Conseguir Fio de Níquel-Cromo

Esta técnica utiliza um transformador com tensão e amperagem suficientes para aquecer o filamento d'um arco com capacidade de corte de placas de isopor com até um metro de largura (e expessura variada).


Entre o DIMMER e o transformador soldou-se um capacitor utilizando-se como suporte um bloquinho de madeira. Tanto faz o lado do capacitor mas as "pernas" nunca poderão encostar-se sendo necessário o isolamento com fita isolante.Este capacitor tem a seguinte referência: µ1 / K / 630 (B32693/R2)

O transfomador não pôde ser encontrado em lojas de artigos elétricos e foi encomendado em uma oficina de enrolamento de transformadores para quem informei as seguintes características:

  • Entrada: 220V e/ou 110V
  • Saída: 30V com 12 amperes

Atenção: antes de soldá-lo ao Capacitor/DIMMER não esqueça que a tensão de entrada do transformador deve ser a mesma da tomada da sua casa.

Por fim, conecte a tomada de saída para o arco de corte.

Como visto na foto acima, o arco nada mais é do que uma estrutura de madeira no formato de um "H, feito com caibros (4x2cm) de pinho obtido de caixotes achados na rua. A barra horizontal mede 1,18m de comprimento e as barras verticais, 0,6m. De um dos lados a barra vertical deverá ser fixa enquanto no outro, articulavel para permitir que o fio que cortará o isopor esteja sempre esticado pelo elástico superior. A fixação das barras verticais na horizontal se
através de 2 chapinhas metálicas para cada lado.

A imagem abaixo mostra o projeto concluído.

Na extremidade inferior desta foi amarrado o fio de níquel-cromo (ou também conhecido por "arame resistivo") utilizado em aparelhos de restaurantes, da bitola n° 30 (ou o n° 26, um pouco mais expesso), encontrado nas lojas de artigos elétricos (em Brasília na elétrica Faiad, SCLS 110, bloco C, loja 15, Asa Sul, tel 61 244-3366) e vendido em metro. Adquira aproximadamente 1,3m para permitir o enlace nos terminais do arco.

O fio vermelho/preto (tanto faz a cor) visto na foto é um fio comum que margeia a borda do "H", fixado com tiras de fita isolante (fitas adesivas e braçadeiras de plástico também servem), e faz circular a energia conforme o esquema abaixo:

O fio preto que é visto apoiado sobre a barra vertical direita nada mais é do que uma extensão do fio vermelho (usei restos de fios que tinha guardado em casa) e deve ter comprimento suficiente para permitir o movimento do arco com liberdade, sugerindo-se a extensão de no mínimo 3m até a tomada de saída do transformador.

Um elástico esticador (tensor ou pedaço de câmara de ar) é fixado na extremidade superior do "H" para manter o filamento sempre esticado pois na medida em que este se aquece tende a "afrouxar".


4 comentários:

  1. o capacitor qual mdelo serve qualquer um????????????????

    ResponderExcluir
  2. Fiz um cortador de isopor com fonte de 12 v, usei vários tipos de cabos para cortar do isopor, porém, está arrebentando toda hora. Qual cabo eu deveria usar para que isso pudesse ser feito! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, pega uma resistência de chuveiro, pode ser resistência velha mesmo. Corta ela e estica bem o fio pra deixar retinho, passa um bombril pra tirar a oxidação e pronto. Quanto mais fino o fio da resistência mais rápido esquenta. Esses fios são feitos de níquel-cromo e aguentam uma boa temperatura sem quebrar. outra opção é fio de cerca elétrica dessas usadas em prédios ou casas. Abraço e sucesso

      Excluir