segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Video Tutorial - Técnicas de Cortar Isopor


Um dos melhores video tutoriais de cortar isopor


Video Tutorial - Cortando Asa de Aeromodelo

Alternativa para Fio de Níquel-Cromo

Fio de Aço Inox

Caso esteja tendo dificuldades de encontrar ou até mesmo comprar os fios de níquel-cromo, que quando são encontrados são vendidos apenas rolos com grande quantidade de fio.

Como alternativa, você também pode tentar usar fio de aço inox. Achou mais díficil, que nada, esse é o famoso fio de cerca elétrica, que esta sendo febre nas grandes cidades. Pelo menos na minha cidade, não tive dificuldade de encontrar nas casas de eletrônicos e lâmpadas

Conseguir Fio de Níquel-Cromo

Arranjar o Fio de Níquel-Cromo Facilmente

O segredo para encontrar o fio é ir em uma loja de eletrônicos e pedir um resistor de televisão, de 15R, 20W, e descascá-lo com cuidado [muito frágil].

Este resistor é feito a partir do enrolamento de fio de níquel-cromo, então, só temos que desenrolá-lo.

Após retirar a quantidade de fio desejado é só colocar em seu aparelho.

Caso ainda não tenha, monte um agora.


Mas preste atenção, ao ligar o seu cortador, procure girar o seu dimmer aos poucos, por ser um fio um pouco fino se esquentar muito rápido ele estoura.

Então, se começar a vibrar muito tente regular [diminuir a potência] o seu dimmer, porque caso não faça nada concerteza vai estourar o fio de níquel-cromo.

Montar um Cortador de Isopor Caseiro

Cortador de Simples Montagem e Baixo Custo

Componentes elétricos:

1 - Transformador 220V com saída 30V e 12A

2 - Dimer e 1 capasitor

3 - 2 metros de fio níquel-cromo número 27 ou 28

Problemas em encontrar o fio de níquel-cromo?

>> Conseguir Fio de Níquel-Cromo

Esta técnica utiliza um transformador com tensão e amperagem suficientes para aquecer o filamento d'um arco com capacidade de corte de placas de isopor com até um metro de largura (e expessura variada).


Entre o DIMMER e o transformador soldou-se um capacitor utilizando-se como suporte um bloquinho de madeira. Tanto faz o lado do capacitor mas as "pernas" nunca poderão encostar-se sendo necessário o isolamento com fita isolante.Este capacitor tem a seguinte referência: µ1 / K / 630 (B32693/R2)

O transfomador não pôde ser encontrado em lojas de artigos elétricos e foi encomendado em uma oficina de enrolamento de transformadores para quem informei as seguintes características:

  • Entrada: 220V e/ou 110V
  • Saída: 30V com 12 amperes

Atenção: antes de soldá-lo ao Capacitor/DIMMER não esqueça que a tensão de entrada do transformador deve ser a mesma da tomada da sua casa.

Por fim, conecte a tomada de saída para o arco de corte.

Como visto na foto acima, o arco nada mais é do que uma estrutura de madeira no formato de um "H, feito com caibros (4x2cm) de pinho obtido de caixotes achados na rua. A barra horizontal mede 1,18m de comprimento e as barras verticais, 0,6m. De um dos lados a barra vertical deverá ser fixa enquanto no outro, articulavel para permitir que o fio que cortará o isopor esteja sempre esticado pelo elástico superior. A fixação das barras verticais na horizontal se
através de 2 chapinhas metálicas para cada lado.

A imagem abaixo mostra o projeto concluído.

Na extremidade inferior desta foi amarrado o fio de níquel-cromo (ou também conhecido por "arame resistivo") utilizado em aparelhos de restaurantes, da bitola n° 30 (ou o n° 26, um pouco mais expesso), encontrado nas lojas de artigos elétricos (em Brasília na elétrica Faiad, SCLS 110, bloco C, loja 15, Asa Sul, tel 61 244-3366) e vendido em metro. Adquira aproximadamente 1,3m para permitir o enlace nos terminais do arco.

O fio vermelho/preto (tanto faz a cor) visto na foto é um fio comum que margeia a borda do "H", fixado com tiras de fita isolante (fitas adesivas e braçadeiras de plástico também servem), e faz circular a energia conforme o esquema abaixo:

O fio preto que é visto apoiado sobre a barra vertical direita nada mais é do que uma extensão do fio vermelho (usei restos de fios que tinha guardado em casa) e deve ter comprimento suficiente para permitir o movimento do arco com liberdade, sugerindo-se a extensão de no mínimo 3m até a tomada de saída do transformador.

Um elástico esticador (tensor ou pedaço de câmara de ar) é fixado na extremidade superior do "H" para manter o filamento sempre esticado pois na medida em que este se aquece tende a "afrouxar".


Funções de um Dimmer

Variador de Energia

O que é dimmer?

O dimmer é usado para controlar a quantidade de energia que é enviada para a lâmpada ou qualquer outro aparelho elétrico, em que no caso de uma lâmpada resulta na geranção maior ou menor luminosidade.

Dimmer VS. Lâmpadas

É o dispositivo usado para variar a intensidade luminosa de uma ou mais lâmpadas, tornando o ambiente mais agradável e economizando energia.
Podem ser usados em lâmpadas incandescentes, dicróicas (que não utilizam transformador não dimerizáveis) e pequenos motores universais. Possui interruptor incorporado para desligar totalmente a lâmpada.

Não deve ser utilizado com lâmpadas fluorescentes, transformadores não dimerizáveis, motores de indução ou outras cargas reativas.

Observação: o variador para lâmpada incandescente não pode ser usado para lâmpada dicróica e vice-versa. Não recomendado para lâmpadas dicróicas que utilizem transformadores que não permitem a variação de luminosidade. Em caso de dúvidas, consulte o fabricante do transformador.